sexta-feira, 25 de junho de 2010

TÉCNICOS DA REGIONAL DE SAÚDE DISCUTEM NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO SOBRE HANSENÍASE


Na manhã dessa sexta-feira,25, os técnicos da Regional de Saúde de Parnaíba e a Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES) se reuniram para debater a necessidade de uma capacitação sobre Hanseníase para os municípios vinculados à Planície Litorânea.

A proposta é solicitar recursos para ministrar a capacitação e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais de saúde. O projeto será enviado ao Colegiado de Gestão e à Bipartiti para ser aprovado e liberado o recurso financeiro.

“A meta é trabalhar na descoberta precoce para diminuir a incidência e a prevalência da doença, disse Jesus Rocha, enfermeira da Regional.”

O curso está previsto para o mês de setembro e terá como público os médicos e os enfermeiros dos municípios e os mesmos serão referência para repassar as informações aos outros profissionais em seus municípios.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

REUNIÃO DO COLEGIADO DE GESTÃO REGIONAL ACONTECERÁ NESSA TERÇA-FEIRA

Dia 29 de junho acontecerá no município de Caraúbas a reunião ordinária do Colegiado de Gestão Regional da Planície Litorânea.

As reuniões itinerantes são realizadas mensalmente para discutir assuntos pertinentes à saúde pública da região. Os participantes são os secretários de saúde dos municípios pertencentes à Planície Litorânea que são: Cajueiro da Praia, Caraúbas, Caxingó, Ilha Grande, Murici dos Portelas, Buriti dos Lopes e Bom Princípio. E também o gestor da 1ª Coordenação Regional de Saúde e coordenador do Colegiado, Luis Carlos Alves da Silva e sua suplente Inez Dourado.

O Colegiado de Gestão Regional é um espaço de decisão, definição e pactuação das redes regionalizadas de atenção à saúde, cujas decisões são tomadas por consenso.

As deliberações do Colegiado são encaminhadas aos municípios cuja demanda veio à pauta e também são remetidas à Bipartiti, além de serem encaminhadas ao COSEMS - Conselho de Secretários Municipais do Estado.

A missão do Colegiado é planejar e cuidar da saúde regional por meio de um processo de co-gestão solidária e cooperativa.

A pauta dessa reunião envolve Educação Permanente e Política Nacional de Humanização, entre outras.

REGIONAL DE SAÚDE DE PARNAÍBA DÁ APOIO AO MUNICÍPIO DE LUÍS CORREIA NOS CASOS DE DENGUE.

A Regional de Saúde de Parnaíba enviou no dia 22 de junho a sua equipe de técnicos para dar apoio à Vigilância Epidemiológica do município de Luis Correia no trabalho de combate à dengue na região. A equipe esteve na casa localizada na praia do Coqueiro, onde ocorreu o óbito de dengue hemorrágica para fazer o levantamento das informações necessárias e intensificar o trabalho de combate ao mosquito da dengue.

O primeiro passo foi uma ação de bloqueio, feita através de pesquisa larvária e vetorial, foram detectados vários focos na área e após essas atividades foi realizada uma detetização extradomiciliar com uma bomba motorizada e também feito tratamento nos depósitos de água dentro e fora das casas.

Além desse trabalho, a Regional sugeriu que fosse realizada uma ação complementar junto com a Vigilância Epidemiológica de Luís Correia, essa ação envolve uma mobilização no bairro, mutirão de limpeza, palestras de educação em saúde nas escolas, sindicatos e associações.

Segundo Manoel Monteiro, técnico da Regional de Saúde de Parnaíba, apenas a primeira ação de bloqueio não é suficiente para combater a dengue. “É muito importante a prevenção, uma ação junto à comunidade, para que realmente seja feita uma limpeza total da área e eliminado os possíveis focos da doença, disse.”

Manoel Monteiro ressaltou ainda o problema das casas de veraneio, que se encontram fechadas e dificultam o trabalho dos profissionais de saúde e com isso, facilita a proliferação dos mosquitos que se desenvolvem em ralos, vasos sanitários, plantas, entre outros locais. “Estamos procurando os caseiros responsáveis para que possam abrir os imóveis e possamos realizar o trabalho, declarou.”

Para Luis Carlos Alves da Silva, coordenador da Regional de Saúde de Parnaíba, o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Regional, mostra a atuação do papel da Regional de monitorar, acompanhar e orientar os municípios ligados à Regional.

“Outro aspecto importante é o advento do Colegiado de Gestão, fórum deliberativo, cujo acento é feito pelo representante do governo estadual através da coordenação Regional de Saúde e dos Senhores Secretários de Saúde dos onze municípios de nossa jurisdição. Esse fórum busca inclusive uma parceria entre nossos municípios, exemplo disso é uma equipe de colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba que está ajudando nesse trabalho de combate à dengue junto à equipe de Luís Correia, lembrou Luís Carlos.”