Foto: 1ª CRS |
Teve inicio ontem, 22, e segue até o dia 26, uma capacitação de baciloscopia para os municípios da Planície Litorânea, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, em parceria com o LACEN Piauí. O público destinado é a vigilância epidemiológica, coordenadores da atenção básica, operadores de sistema, farmacêuticos, bioquímicos, análises clínicas, tanto do setor público quanto privado, dos devidos municípios.
A capacitação trata de todos os métodos de detecção e de acompanhamento da Tuberculose, implantando o novo teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB).
O teste rápido molecular para tuberculose é uma nova tecnologia para o controle da TB. Trata-se de um teste automatizado, simples, rápido e de fácil execução nos laboratórios. O tempo de execução do teste no laboratório é de duas horas, diminuindo o tempo para o início do tratamento convencional e consequentemente a redução da morbidade e da mortalidade por TB.
De acordo com Ivone Venâncio, supervisora de tuberculose da SESAPI, com o resultado rápido, vários benefícios são gerados para saúde pública. “Um dos maiores benefícios do teste rápido molecular para tuberculose é a possibilidade da quebra de cadeia de transmissão. O tratamento pode ser iniciado de imediato, impedindo a transmissão às pessoas do convívio e acelerando o processo de cura.” Disse Ivone Venâncio.
Ainda de acordo com a supervisora estadual, o objetivo é trabalhar no contexto de saúde pública com maior agilidade e em coletividade dando uma resposta imediata.
“Está já é a 4ª capacitação que estamos realizando no Estado, já passamos por Oeiras, Corrente, Picos e agora estamos em Parnaíba capacitando a região da Planície Litorânea. O grande propósito é a busca ativa a ser realizada pelos profissionais nos municípios.” Afirmou Ivone Venâncio.
Para maiores informações pode-se acessar o site do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/tuberculose