sexta-feira, 26 de junho de 2015

Reunião 1 ª Coordenação Regional de Saúde

Aconteceu ontem, 25, uma reunião entre a coordenação e os servidores da 1ª Coordenação Regional de Saúde.
Paula Araújo, coordenadora da Regional, falou da importância das reuniões: "Esse é um momento de troca de informações e interação. Voltaremos a nos conhecer e ter um momento para discutir idéias e assuntos de interesse de todos;" disse.
Na reunião foram dados alguns informes como a reordenação dos territórios, onde a Planície Litorânea permanece com os 11 municípios. Entre outros assuntos, como a implantação do ponto eletrônico, foi apresentado propostas para as rodas de conversa que acontecerão toda a última quinta-feira de cada mês. A proposta sugerida paro o próximo encontro foi ginástica laboral.
"Quero que todos sintam satisfação de trabalho, tanto no serviço quanto no ambiente de trabalho." Ressaltou a coordenadora, Paula Araújo.
Confira as fotos a seguir:

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Roda de conversa Educação Permanente

Aconteceu nesta manhã , 25, a primeira roda de conversa da Educação Permanente deste ano. Onde o público foi os servidores da 1ª Coordenação Regional de Saúde. A reunião foi conduzida pela técnica da Regional de Saúde, Inez Moraes.
A Educação Permanente em Saúde é uma prática de ensino-apredizagem; significa a produção de conhecimentos no cotidiano das instituições de saúde, a partir da realidade vivida pelos atores envolvidos, tendo os problemas enfrentados no dia-a-dia do trabalho e as experiências desses atores como base de interrogação e mudança.
Essas rodas acontecerão toda última quinta-feira de cada mês, onde será discutida problemáticas apresentadas pelos próprios servidores.




quarta-feira, 24 de junho de 2015

Vacina contra gripe é estendida ao público em geral - No Piauí, 497.442 pessoas foram vacinadas, o que equivale a 77,50% do público prioritário.

Encerrada a campanha de vacinação contra a gripe, apenas 497.442 pessoas foram vacinadas, o que equivale a 77,50% do público prioritário.
A campanha teve fim na última sexta-feira, 19 de junho, mas terá prosseguimento nesta semana após o Piauí não atingir a meta de imunizar 80% desse público.
 “Ainda essa semana a vacina continuará disponível nos postos de saúde para o público prioritário, já que estamos próximos de atingir a meta dos 80%. Já a partir do dia 29, a vacinação será aberta para o público em geral”, comentou Jurema Chaves, coordenadora Estadual de Imunização.
Vale ressaltar que não haverá reposição do estoque, serão disponibilizadas para o público apenas o que ainda está em estoque.
A população deve procurar uma unidade de saúde do seu município para ser vacinada e ficar imune contra a doença. Para isso, é importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.
A vacinação é destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.
 A vacina oferece proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários.  


Fonte: SESAPI

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Regional

Aconteceu ontem, 16, no auditório do CEREST de Parnaíba, a reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional – CIR, com as seguintes pautas: Eleição da nova coordenação da CIR; recebimento dos pactos de indicadores de saúde; a redefinição dos territórios; entre outras.
A reunião contou com a presença de alguns secretários de saúde e assessores, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – SESAPI, Servidores do CEREST Parnaíba e representantes do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí.
Daniela Barros, subcoordenadora do curso de medicina falou do projeto de trilhas desenvolvido na Educação Permanente, onde visitaram os 11 municípios da planície litorânea e foi realizado um diagnóstico situacional com um levantamento de questões a serem trabalhadas.
José Ivo, coordenador do curso de medicina da UFPI ressaltou a importância do apoio dos gestores. “Os municípios devem reivindicar e propor ações. Devem se manifestar nas propostas de regionalização;” disse.
Ioli Piauilino, técnica da CIR da SESAPI, também apresentou questões sobre o novo desenho dos territórios. “É necessário redefinir para fortalecer os territórios, principalmente para captar recurso;” ressaltou.

A questão da redefinição dos territórios causou muita polêmica, os participantes deixaram claro a necessidade de novas reuniões para se discutir esse processo.