sexta-feira, 26 de maio de 2017

Regional de Saúde participa da primeira oficina da Planificação

Na manhã desta quinta-feira, 25, técnicos da 1ª Coordenação Regional de Saúde, juntamente com a coordenadora, Paula Araújo, participaram da 1ª Oficina de Redes da Atenção à Saúde, que aconteceu no anexo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal.

No primeiro momento foi realizada apresentação dos profissionais das equipes de cada município da planície litorânea, identificando as expectativas e o que cada um tem como contribuição. Para a enfermeira da atenção básica de Parnaíba, Gracyanne Machado, o fortalecimento do SUS é um ponto muito importante desta oficina de planificação. Ela relata: “Eu trago acreditação do SUS e espero o seu fortalecimento e valorização.”

O objetivo principal foi analisar a importância da organização do sistema de saúde em Redes de Atenção; bem como identificar as principais razões da crise contemporânea dos sistemas de atenção à saúde, relacionando as transições contextuais com as mudanças na situação de saúde no país.


Essa planificação é uma integração entre a Atenção Primária e a Atenção Ambulatorial Especializada. Suas oficinas acontecerão uma vez por mês, capacitando as equipes que serão multiplicadoras em seus locais de trabalho.








terça-feira, 16 de maio de 2017

Reunião da Comissão Intergestora Regional

Acontece nesta manhã, 16, no auditório da Coordenação Regional de Saúde de Parnaíba, a reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional (CIR), cuja pauta é a avaliação da oficina de Planificação, que aconteceu semana passada e através dessa avaliação será feita a indicação dos facilitadores/tutores de cada município.

Segundo José Ivo, coordenador do curso de medicina da Universidade Federal de Parnaíba, a planificação vai articular a Atenção Básica para influenciar a Atenção Básica Especializada, atuando na classificação de riscos e nas redes que compõe o Território da Planície Litorânea.

Nessa manhã será definido por cada município os representantes que irão participar das futuras oficinas da Planificação para que os mesmos sejam transmissores em seus municípios de como será conduzida a Planificação.





sexta-feira, 12 de maio de 2017

Alguns servidores da equipe técnica que representou a Coordenação Regional de Saúde de Parnaíba, juntamente com a coordenadora, Paula Araújo, no encerramento da Oficina de Planificação.

Encerramento da Oficina de Planificação da Atenção à Saúde

    Está acontecendo agora pela manhã, o encerramento da Oficina de Planificação da Atenção à Saúde, no auditório do SESC Praia, em Luís Correia.

    A Oficina que teve início dia 10, e contou com a participação dos representantes dos municípios que compõe a Planície Litorânea, contou hoje com  a presença do atual secretario de saúde do Estado, Florentino Neto.

   Esta oficina teve o intuito de capacitar os gestores e representantes dos municípios para apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde, na organização dos macroprocessos  da atenção primária à saúde e da atenção ambulatorial especializada.


    







Atividade de Entomologia da Equipe da 1ª Coordenação Regional de Saúde

      Uma equipe da 1ª Coordenação Regional de Saúde, esteve ontem, 11, na localidade Árvore Verde, no município de Cajueiro da Praia, para realizar uma atividade entomológica de pesquisa larvária.











quinta-feira, 11 de maio de 2017

Regional de Saúde de Parnaíba participa da Oficina de Planificação da Atenção à Saúde

A Regional de Saúde de Parnaíba está participando da oficina que teve início ontem 10, e segue até dia 12, sobre a Planificação da Atenção à Saúde, no auditório do Sesc Praia, em Luís Correia. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

A oficina propõe uma reflexão sobre a atual situação de saúde do mundo, no Brasil e no Piauí apresentando questões dos problemas de saúde a serem enfrentados, a urgência em mudar o modelo de atenção para atender as necessidades de saúde da população, bem como interagir as ações da Atenção Primária à Saúde e a Atenção Especializada e, assim, melhorar os resultados do  sistema de atenção à saúde.

O objetivo do evento é analisar a organização da  Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada na perspectiva da conformação das Redes à Saúde.

A proposta de Planificação da Atenção à Saúde tem o objetivo de apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde na organização dos macroprocessos da atenção primária à  saúde e da atenção ambulatorial especializada.