terça-feira, 13 de julho de 2010

Calendário de Reuniões do Colegiado - Reunião Ordinária


-Caxingó - 21.05.10 (Realizada)

- Caraúbas - 29.06.10 (Realizada)

- Buriti dos Lopes - 23 .07.10

- Parnaíba - 21.08.10

- Ilha Grande - 17.09.10

- Bom Princípio - 15.10.10

- Cajueiro da Praia - 19.11.10

- Parnaíba - 17.12.10

- Luis Correia - 21.01.11

- Cocal - 18.02.11

- Cocal dos Alves - 18.03.11

- Parnaíba - 15.04.11

- Murici dos Portelas - 20.05.11

Luis Carlos: Marcação de Consulta é com a Prefeitura de Parnaíba

Para ficar claro as cobranças do não atendimento nas marcações de consulta o diretor da 1ª Regional de Saúde de Parnaíba Luis Carlos, esclarece que marcação de consultas nos postos de atendimentos (PPO's, unidades de saúde) é de total responsabilidade da Secretaria de Saúde do municipio de Parnaíba. "Temos até servidores cedidos para o serviço, como tambem existe servidor federal atendendo para PMP, não é nossa resposabilidade desde o ano de 2008".
Veja entrevista em vidéo: Por Carlson Pessoa

sexta-feira, 9 de julho de 2010

REGIONAL DE SAÚDE SE REUNE COM CIESC

Aconteceu ontem, 08 de julho, na Regional de Saúde de Parnaíba, uma reunião da CIESC - Comissão Integrada Ensino-Serviço Comunidade. Estiveram presentes as comissões de gestão ensino, serviço, controle social e técnicos da 1ª coordenação Regional de Saúde.

O objetivo do encontro foi discutir a composição da comissão de acordo com o Regimento da CIESC.

Na oportunidade foi decidido o calendário de reuniões ordinárias e ficou decidido que as discussões acontecerão toda primeira quinta-feira de cada mês. A data foi escolhida pela conveniência de que a demanda do CIESC vem após as reuniões do Colegiado de Gestão Regional, que devem acontecer anteriormente.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ASSUNTOS DEBATIDOS NA REUNIÃO DO COLEGIADO DE GESTÃO

A reunião de caráter itinerante que aconteceu na cidade de Caraúbas do Colegiado de Gestão da Planície Litorânea, no dia 29 de junho de 2010, levantou as seguintes pautas: Oficina sobre Termo de Compromisso de Gestão; Reunião Deliberativa; Agenda do Colegiado de Gestão; Informes.

Estiveram presentes gestores dos municípios de Caraúbas, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e representantes dos municípios de Parnaíba, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Cocal, convidados dos gestores e o coordenador da 1ª Coordenação Regional de Saúde.

Na oportunidade da reunião a questão do trabalho dos guardas de endemias em relação aos seus materiais é apontada e, é sugerido um monitoramento das ações nos municípios a partir do segundo semestre.

Também foi apresentada a proposta de uma capacitação sobre Hanseníase realizada pela CIESC e que os municípios construam um calendário para realizar uma busca ativa da doença.

Ao final da reunião foram feitas as deliberações do dia pelo coordenador Luis Carlos Alves da Silva: Alterações na agenda das reuniões do Colegiado; Acento na CIB; projetos dos municípios passarem pelo Colegiado; entre outras.

Segundo a secretária do Colegiado, Tânia Cristina, uma das principais pautas foi a Oficina sobre o Termo de Compromisso de Gestão, porém não aconteceu por falta da apresentação do termo de um município. “Esse Termo de Compromisso de Gestão, é um compromisso que todos os secretários tem que assinar em relação às ações desenvolvidas em cada município”, disse.

JUNTOS CONSTRUIREMOS

O SUS é um novo sistema (rede), que foi idealizado para atender as deficiências no setor saúde, que ao longo dos tempos vinha se fragmentando, precisamente deste a segunda metade dos anos 70 (setenta).

Recordemos o início da década de 80 (oitenta), quando se procurou consolidar o processo de expansão da cobertura de ASSISTÊNCIA a todos os cidadãos brasileiros.

Várias foram as propostas de implantação de um REDE de serviço voltada para a atenção primária à saúde do país. Em 96 (noventa e seis), realiza-se a 8ª Conferência Nacional de Saúde, esta por vez entra na história recente deste país, como marco histórico, onde consagra os anseios de um povo, preconizados por movimentos de reformas, ansiedades de uma nação ali representadas por suas entidades representativas que relutavam em propostas dignas e políticas sérias centradas com AÇÕES totalmente integradas, com Diretrizes direcionadas a UNIVERSALIZAÇÃO do homem dentro do sistema que público e ou conveniado deste.

Torna-se este, promovido pela igualdade diante aos olhos dos homens, não havendo pois, privilégios sob qual aspecto, se SOCIAL e, ou POLÍTICO, e nem sob condições de COR, RAÇA e CREDOS.

INTEGRA este ser em seu todo, PSICO_SOCIAL, garantindo-lhe o direito a sua CIDADANIA, e humaniza-o em um processo contínuo.

Mas estas idealizações não foram concluídas, fincadas, são processos continuados, construídos a cada dia, porquanto não nos resta outro elemento, cujo fator seja o da CONSTRUÇÃO, para juntos enfrentarmos os problemas que acercam-nos, neste milênio.

Texto de:
Manoel Monteiro
Teólogo, graduado na UFPI
Técnico em Saúde-CRS Parnaíba

segunda-feira, 5 de julho de 2010

REGIONAL DE SAÚDE PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DE TUBERCULOSE EM TERESINA

Aconteceu no dia 30 de junho, em Teresina-PI, uma reunião com os profissionais da saúde de vários municípios do Piauí, sobre as mudanças do tratamento da Tuberculose para adultos e adolescentes. O objetivo foi divulgar as modificações no sistema de tratamento para a Tuberculose a ser implementado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT)/Ministério da Saúde.

As mudanças serão aplicadas no tratamento das pessoas com 10 anos ou mais. Será introduzida uma quarta medicação, o Etambutol, na fase intensiva do tratamento do esquema básico. A justificativa dessa mudança é constatação do aumento da resistência primária a algumas medicações, associadas ou não. (Isoniazida e Rifampicina)

As vantagens da mudança, entre outras, é o maior conforto do paciente pela redução do número de comprimidos a serem ingeridos. “Esse novo esquema é mais prático e está mostrando um excelente resultado, também tem maior adesão do paciente ao tratamento”, disse Jesus Rocha, enfermeira da Regional de Saúde.

A previsão é que o novo esquema para o tratamento da Tuberculose chegue a partir do dia 15 de julho na Regional de Saúde de Parnaíba e posteriormente, distribuídos para os municípios vinculados à Regional de Parnaíba, dentro do prazo estipulado pelo próprio Ministério da Saúde.

Jesus Rocha ressaltou ainda que enquanto não chegar o novo esquema, o tratamento básico continua normalmente e quem já está fazendo também continuará com ele. “Esse novo esquema será apenas para os novos tratamentos”, lembrou.

REGIONAL DE SAÚDE PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMITÊ DO TABAGISMO EM TERESINA

Com o objetivo de implementar ações do Controle do Tabagismo no Estado, a Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, implantou o Comitê de Controle do Tabagismo no Piauí. Vários órgãos e representantes fazem parte do Comitê; Regional de Saúde, hospitais, universidades, planos de saúde, entre outras entidades.

Nesse último dia 30 (junho), aconteceu uma reunião do Comitê Estadual de Controle do Tabagismo e estiveram presentes vários técnicos para discutir a elaboração de planos de ação para serem executados no dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.

“O objetivo é desenvolver um projeto de ações educativas para serem desenvolvidas no Dia 29 de agosto, trata-se de ações voltadas para atividades saudáveis para um ambiente livre do fumo”, disse Inez Dourado, técnica da Regional de Saúde de Parnaíba e representante com acento no Comitê Estadual de Controle do Tabagismo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, existem muitas doenças associadas ao uso dos derivados do tabaco, são quase 50 doenças diferentes, principalmente doenças cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

Além disse, estudos mostram que o tabagismo é responsável por 23 mortes por hora no Brasil; o tabagismo pode causar ainda complicações na gravidez; impotência sexual; trombose vascular; entre outros problemas. (INCA)

REGIONAL DE SAÚDE DE PARNAÍBA FAZ BLOQUEIO PARA CASOS DE MALÁRIA

A Regional de Saúde de Parnaíba foi informada sobre casos de suspeita de malária provenientes da cidade de Buriti dos Lopes, localidade Ladeira. Os pacientes deram entrada no Hospital Dirceu Arcoverde no final de junho com os sintomas da doença. Foram enviados ao laboratório da Regional de Saúde os materiais coletados de amostra sanguínea para a realização dos exames.

Diante do fato, a equipe de Entomologia da Regional de Saúde se deslocou até o município de Buriti dos Lopes e se reuniu com o secretário de saúde e sua equipe de Epidemiologia.

A equipe fez um levantamento de informações e constatou que as pessoas retiravam água para consumo e para banho do Rio Pirangí e usavam barreiros para lavar roupas, estes serviam também para banho dos animais. Esses barreiros são conseqüências da ruptura da barragem de algodões, que ocorreu no início do ano passado na cidade de Cocal e se tornaram potenciais criadores de mosquitos.

Foram realizadas pesquisas vetoriais e larvárias na área e circunvizinha e o foco foi encontrado exatamente nos barreiros citados pela população. Foi feita ainda a borrifação de todos os imóveis da região e das áreas vizinhas.

Manoel Monteiro, técnico da Regional de Saúde, lembrou da importância da prevenção e limpeza da área para eliminação dos focos. “Assim como no caso dos focos de dengue, é essencial uma ação junto à comunidade, incluindo educação em saúde, ações de limpezas entre outras.”

Luis Carlos Alves da Silva, coordenador da Regional de Parnaíba, ressaltou que a Regional mantém equipe em todos os municípios da nossa jurisdição. “A Regional está sempre acompanhando os municípios e dando suporte técnico sempre que necessário”, afirmou.