segunda-feira, 5 de julho de 2010

REGIONAL DE SAÚDE PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMITÊ DO TABAGISMO EM TERESINA

Com o objetivo de implementar ações do Controle do Tabagismo no Estado, a Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, implantou o Comitê de Controle do Tabagismo no Piauí. Vários órgãos e representantes fazem parte do Comitê; Regional de Saúde, hospitais, universidades, planos de saúde, entre outras entidades.

Nesse último dia 30 (junho), aconteceu uma reunião do Comitê Estadual de Controle do Tabagismo e estiveram presentes vários técnicos para discutir a elaboração de planos de ação para serem executados no dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.

“O objetivo é desenvolver um projeto de ações educativas para serem desenvolvidas no Dia 29 de agosto, trata-se de ações voltadas para atividades saudáveis para um ambiente livre do fumo”, disse Inez Dourado, técnica da Regional de Saúde de Parnaíba e representante com acento no Comitê Estadual de Controle do Tabagismo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, existem muitas doenças associadas ao uso dos derivados do tabaco, são quase 50 doenças diferentes, principalmente doenças cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

Além disse, estudos mostram que o tabagismo é responsável por 23 mortes por hora no Brasil; o tabagismo pode causar ainda complicações na gravidez; impotência sexual; trombose vascular; entre outros problemas. (INCA)