Imagem: Internet |
Aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, em Teresina, o Seminário Estadual de Manejo Clínico da Tuberculose para Atenção Básica, direcionado para os profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo foi instrumentalizar e atualizar os profissionais nas novas recomendações para o controle da tuberculose no Brasil, além de motivar os profissionais em relação ao envolvimento nas ações.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, através da Coordenação de Doenças Transmissíveis/ Supervisão de Tuberculose, em parceria com o Ministério da Saúde.
Jesus Rocha, enfermeira da 1ª Coordenação Regional de Saúde de Parnaíba, responsável pela supervisão das ações de controle da tuberculose, participou do seminário e destaca a importância da participação dos profissionais. “Está atualizado é essencial para o desenvolvimento das ações de controle da doença nos nossos municípios”. Ressaltou. Destacou ainda os pontos principais abordados. “O foco do evento foi no tratamento supervisionado por um profissional; a importância do monitoramento lado a lado com o paciente e mais atenção para os contatos do paciente. O objetivo é detectar precocemente e tratar com maior eficácia;” disse Jesus Rocha.