quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Capacitação de atualização do banco de dados do Programa de Imunização




Foto: ASCOM 1ªCRS
Aconteceu nos dias 08 e 09, no auditório do Centro de referência em Saúde do Trabalhador-CEREST, uma atualização do banco de dados do Sistema de Avaliação do Programa de Imunização.

Os municípios da Planície Litorânea estiveram dois dias reunidos com uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí para realizarem um levantamento de informações dos dados das coberturas vacinais, administração das vacinas, as inconsistências, entre outros aspectos; com a finalidade de atualizar o banco de dados e poder fazer as correções de erros e um levantamento dos pontos positivos e negativos.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Regional de Saúde de Parnaíba participa da aula inaugural do curso técnico em análises clínicas

Nesse último sábado, 27 de setembro, a 1ª Coordenação Regional de Saúde, participou da aula inaugural do curso técnico em Análises Clínicas, que aconteceu às 14 horas no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde - CEEP. O curso é ofertado pela Escola Técnica do SUS do Piauí, em cumprimento à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

O coordenador da Regional de Saúde, José Vieira de Brito Filho, compôs a mesa juntamente com o vereador Ronaldo Prado; a coordenadora da escola técnica do SUS do Piauí-ETSUS/PI, Maria Alzenir Araújo; a coordenadora do Território da Planície Litorânea, Laíza Nayara, entre outros.

Dr. Brito, falou da consciência de cada um para a importância do seu papel enquanto profissional na área de análises clínicas. “Não se faz saúde sem diagnóstico. O maior desafio de vocês será uma luta permanente para firmar diagnósticos. Serão peças fundamentais para que a população faça parte de um status mais social e humano.”

O curso técnico de análises clínicas possibilita que o profissional auxilie e execute atividades seguindo as normas legais, determinando processos e recursos necessários para administração laboratorial e reduzindo custos através de planejamento administrativo específico, através da aplicação de técnicas modernas e instrumentação metodológica. Ele está destinado a funcionários vinculados ao Sistema Único de Saúde que estejam lotados em laboratórios de análises clínicas sem habilitação, quem tenham concluído o ensino médio ou estejam concluindo.

Dr. Brito falou ainda da disponibilidade de aparelhos microscópicos da regional para uma possível parceria da instituição com a escola ETSUS e se colocou à disposição para qualquer outra possibilidade de ajuda ao curso. “Estamos de portas abertas para que os alunos possam conhecer nossos laboratórios e nos colocamos à disposição para possíveis parcerias, como o uso dos microscópios pelos alunos do curso de análises clínicas.” Finalizou.