terça-feira, 1 de outubro de 2013

Regional de Saúde de Parnaíba participa da aula inaugural do curso técnico em análises clínicas

Nesse último sábado, 27 de setembro, a 1ª Coordenação Regional de Saúde, participou da aula inaugural do curso técnico em Análises Clínicas, que aconteceu às 14 horas no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde - CEEP. O curso é ofertado pela Escola Técnica do SUS do Piauí, em cumprimento à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

O coordenador da Regional de Saúde, José Vieira de Brito Filho, compôs a mesa juntamente com o vereador Ronaldo Prado; a coordenadora da escola técnica do SUS do Piauí-ETSUS/PI, Maria Alzenir Araújo; a coordenadora do Território da Planície Litorânea, Laíza Nayara, entre outros.

Dr. Brito, falou da consciência de cada um para a importância do seu papel enquanto profissional na área de análises clínicas. “Não se faz saúde sem diagnóstico. O maior desafio de vocês será uma luta permanente para firmar diagnósticos. Serão peças fundamentais para que a população faça parte de um status mais social e humano.”

O curso técnico de análises clínicas possibilita que o profissional auxilie e execute atividades seguindo as normas legais, determinando processos e recursos necessários para administração laboratorial e reduzindo custos através de planejamento administrativo específico, através da aplicação de técnicas modernas e instrumentação metodológica. Ele está destinado a funcionários vinculados ao Sistema Único de Saúde que estejam lotados em laboratórios de análises clínicas sem habilitação, quem tenham concluído o ensino médio ou estejam concluindo.

Dr. Brito falou ainda da disponibilidade de aparelhos microscópicos da regional para uma possível parceria da instituição com a escola ETSUS e se colocou à disposição para qualquer outra possibilidade de ajuda ao curso. “Estamos de portas abertas para que os alunos possam conhecer nossos laboratórios e nos colocamos à disposição para possíveis parcerias, como o uso dos microscópios pelos alunos do curso de análises clínicas.” Finalizou.