domingo, 13 de abril de 2014

Seminário da Política Nacional de Humanização (PNH) da Planície Litorânea aconteceu em Parnaíba


 Uma grande discussão sobre a Política Nacional de Humanização na Saúde, aconteceu neste último dia 10, através de um seminário promovido pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, no auditório do Porto das Barcas, em Parnaíba. O evento contou com a presença de vários profissionais de saúde da Planície Litorânea, como também de estudantes. O público abrangeu diversas áreas, como, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde, entre outros. 

Dalci e Teresinha Carvalho: 1ª CRS
Com o apoio da Coordenação Regional de Saúde de Parnaíba, vários servidores se fizeram presentes não só para colaborar como para participar.

A consultora da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Annatália Gomes, falou da importância do evento em que cada um se tornasse um facilitador e multiplicador do tema bordado.

Diante do Sistema Único de Saúde, a humanização é vista não como um programa, mas como política pública que atravessa/transversaliza as diferentes ações e instâncias gestores do SUS, implicando em vários aspectos: Traduzir os princípios do SUS em modos de operar dos diferentes equipamentos e sujeitos da rede de saúde; construir trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e produção de sujeitos; oferecer um eixo articulador das práticas em saúde, destacando o aspecto subjetivo presente; entre outros.

A PNH baseia-se em três princípios, sendo eles, transversalidade; indissociabilidade entre atenção e gestão e protagonismo, co-responsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.

O Seminário foi um momento para grandes reflexões sobre as dificuldades que os usuários e os trabalhadores enfrentam no dia a dia, bem como outros aspectos, como o SUS diante da mídia. 

Todas as informações detalhadas sobre a PNH pode ser acessada pelo site www.saude.gov.br/humanizasus.