quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Clique na foto para ler a mensagem.

Confraternização 1ª Coordenação Regional de Saúde

E ontem, 22, foi dia de comemorar o ano que se encerra, as conquistas alcançadas,  os trabalhos concluídos e a amizade construída.
Um momento de agradecer a todos pela colaboração, empenho e dedicação.
Que em 2016, possamos estar todos juntos novamente  para novos desafios e conquistas.

A todos um feliz natal e um próspero ano novo.

1ª Coordenação Regional de Saúde














Créditos Fotos: Charles Almeida

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

CEREST Regional de Parnaíba realiza mais uma blitz NR 32

Na manhã de ontem, 17 de dezembro, a equipe do CEREST de Parnaíba, realizou mais uma “blitz” da NR 32 e do Protocolo 008/2011/SUS. A equipe foi recebida pela coordenadora de enfermagem Lívia Arcanjo e contou com a participação de representantes de vários setores do Hospital e Maternidade Marques Bastos; dentre eles, setor de administração; enfermagem; serviços gerais e farmácia.

O representante de cada setor recebeu o livreto que trata da NR 32 e do Protocolo 008/2011/SUS e será multiplicador das informações que foram repassadas pelos técnicos.
A ação foi vista como positiva pelos participantes. “Muitas vezes um colaborador que não segue as orientações acaba influenciando outros, por isso é importante esse tipo de informação ser repassada por pessoas de outros locais, porque tem mais efeito para os funcionários.”; declarou Nadja Lacerda, farmacêutica do hospital.


Por: Cíntia Castro 







quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Regional


Aconteceu ontem, 15, pela manhã, a reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR), onde reuniu secretários de saúde, representantes dos municípios, enfermeiros da Planície Litorânea e técnicos da Regional de Saúde de Parnaíba. Exceto alguns informes, a pauta foi exclusivamente sobre o Plano Municipal de enfrentamento à microcefalia em Parnaíba.

Esteve presente o técnico da Secretaria de Saúde do Estado, Jesus, falando sobre os altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e a necessidade de uma grande mobilização e educação em saúde para se combater os focos e consequentemente diminuir as consequências causadas por ele.
Em seguida o Coordenador Técnico da Secretaria de Saúde de Parnaíba, Carlos Barros, apresentou o Plano; onde o objetivo principal é combater o vetor, no caso, o mosquito Aedes aegypti, causador de doenças, como a dengue, a zika e a chikungunya.

“Este Plano é uma antecipação do município às propostas que serão feitas pelo Estado. Não podemos esperar a situação se agravar, já estamos nos articulando para poder dar condições e suporte a esta realidade.” Afirmou.

No Plano são apontadas as atribuições de cada setor e órgão, como a Vigilância Epidemiológica; Vigilância Ambiental; Vigilância Sanitária; Atenção Básica; CES; Regulação e COAS/CTA.  Cada um terá suas atribuições definidas de maneira que o fluxo aconteça de forma eficaz e em tempo hábil.
Os três eixos a serem trabalhados nos casos de microcefalia são: Prevenção, tratamento e reabilitação.
Ao final da reunião ficou acordado que cada município irá apresentar no próximo encontro, que será 05 de janeiro de 2016, um representante para fazer parte do grupo condutor de combate à microcefalia.

A coordenadora da Regional de Parnaíba, Paula Araújo, ressaltou que os técnicos da Regional e a repartição como um todo, está à disposição para juntos encontrar a melhor maneira de combater o problema.





quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Reunião Mensal Regional de Saúde de Parnaíba


Aconteceu no último dia 26, a reunião mensal entre os servidores da Coordenação Regional de Saúde de Parnaíba e a coordenadora Paula Araújo.

As pautas foram: Frequência e horários; Cronogramas de atividades de cada setor para 2016 e Confraternização Natalina.

Na oportunidade foi comemorado os aniversariantes do mês, com direito a bolo e refrigerante.







quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Reunião Ordinária Comissão Intergestora Regional

Dia 17 de novembro, aconteceu mais uma reunião da Comissão Intergestora Regional, no auditório do CEREST Parnaíba.
As pautas da reunião foram:
As pendências da reunião passada devido ausência de secretários no Plano Municipal de Saúde, para ajustes finais, já que o prazo máximo de entrega na Secretaria de Saúde do Estado é dia 27 de novembro de 2015;
Discussão do fluxo de internação em obstetrícia na região da Planície Litorânea;
Discussão sobre atendimento do Hospital São Marcos.




quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Regional de Saúde de Parnaíba participa de capacitação do controle e qualidade da água


A Regional de Saúde de Parnaíba está participando da “Capacitação em Boas Práticas no Abastecimento de Água: Procedimentos para o controle da qualidade da água para o consumo humano.” O curso está sendo promovido pelo serviço de Saúde Ambiental da FUNASA/SUEST-PI e a Coordenação de Vigilância e Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí.

Os participantes são técnicos e agentes de saúde que trabalham no controle da água. Os municípios presentes são: Parnaíba; Bom Princípio; Cocal da Estação; Nossa Senhora dos Remédios; Joaquim Pires Porto; Luís Correia; Esperantina; São João do Arraial; Murici dos Portelas; Cocal; Batalha e Caraúbas.

Com início dia 10 de novembro e encerramento dia 12, são vários os assuntos abordados, entre eles estão: Meio ambiente; Aspectos gerais da água, usos e qualidades; Classificação e prepoderantes para águas doces; Mananciais de Abastecimento; Poluição da Água; Doenças de veiculação Hídrica; Vigilância e outros.

O evento tem como objetivo capacitar os profissionais no controle e qualidade da água e no desenvolvimento das ações de educação em saúde.

De acordo com Danda Oliveira, chefe do serviço de saúde ambiental da FUNASA, essa capacitação é muito importante para o trabalho dos profissionais. “A FUNASA vê essa capacitação como uma estratégia importante para que os municípios possam se apropriar de novas tecnologias e formas de solucionar problemas ambientais relacionados ao controle da qualidade da água, envolvendo a participação da população, gerando uma melhor qualidade de vida, livrando de doenças causadas pela veiculação hídrica.” Declarou Danda Oliveira.


Vera Valetim, coordenadora ambiental do controle da qualidade da água da FUNASA, ressaltou também a dificuldade nos trabalhos devido a alta rotatividade de profissionais nos municípios. “A grande rotatividade de servidores faz necessário o acontecimento dessa capacitação anualmente, para que o profissional esteja devidamente apto no desenvolvimento das ações de controle da qualidade da água, já que o profissional que sai geralmente não repassa as informações;” destacou.



quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS E ATORES SOCIAIS DA REDE DE ATENÇÃO E PROTEÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

A 1ª Coordenação Regional de Saúde participou ontem, 14, da oficina de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, através da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

A coordenadora do evento, Valdite Costa, ressaltou na abertura sobre a importância de momentos como esse para conhecer os problemas que atingem os idosos e o que os profissionais podem fazer.
“Esse é um momento onde apresentamos dados epidemiológicos, conhecemos o problema e passamos a buscar soluções para os problemas que atingem os idosos”, afirmou Valdite Costa.

Entre vários problemas, aponta-se alguns tipos de violência contra a pessoa idosa, que são: A violência física; a violência sexual; a violência psicológica; a violência econômica ou financeira; a violência institucional; o abandono ou negligência e a auto- negligência.

Segundo Valtide Costa, todo e qualquer profissional de saúde pode intervir em casos de violência contra o idoso.

De acordo com os dados de 2010 do IBGE, a população idosa brasileira aumentará 15 vezes e a população total 5 vezes até o ano de 2025; essa mudança demográfica aumentará na expectativa de vida; na diminuição do número de nascimentos e conseqüentemente aumento de pessoas idosas.
Isso implicará em um impacto na saúde pública nos seguintes pontos: Tripla carga de doenças; predomínio de condições crônicas; novos dispositivos de cuidados.

Herlon Guimarães, representante da Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, do Estado do Piauí, também falou da importância do evento. “Esse é um momento de integração de todos os órgãos voltados à saúde do idoso, para discutir os problemas e começar a aplicar as políticas que temos a favor da saúde da pessoa idosa. Buscar juntos uma melhor maneira de desenvolver esse trabalho na região.”


O evento encerrou no final da tarde do dia 14 e teve como parceria a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania/ SASC.








terça-feira, 13 de outubro de 2015

Reunião Mensal Regional de Saúde


Aconteceu na manhã do dia 08 de outubro, a reunião mensal da 1ª Coordenação Regional de Saúde; onde servidores e coordenação discutem acontecimentos, fazem sugestões, debatem e se integram.