sexta-feira, 5 de abril de 2019

Regional de Saúde de Parnaíba participa de reunião no 2º Batalhão de Bombeiros

Nesta manhã do dia 05, o Coordenador Regional de Saúde, Júlio César Bezerra, juntamente com vários técnicos, participou de uma reunião no 2º Batalhão de Bombeiros sobre as emergências a serem tomadas em relação às consequências que as chuvas vêm trazendo à Parnaíba e demais municípios da Planície Litorânea. 

Estavam presentes na reunião militares do corpo de bombeiro, dentre eles o Major Rivelino, o qual estava dirigindo os temas; representantes do município de Ilha Grande, como o prefeito Herbet Silva; representantes de Luís Correia; representantes de Parnaíba; o Coordenador da Defesa Civil de Parnaíba, José Neto; o Assessor Técnico da Defesa Civil do Estado, Expedito Soares Cavalcante e o Dr. Hélio Oliveira.

O ponto principal foi a questão da falta de integração entre os órgãos e os municípios.  Segundo o Major Rivelino, a ausência de dados por parte dos municípios, além de dificultar as atividades, impede que mais trabalhos sejam realizados. Uma vez que, a formalização de informações acelera o fluxo de ajuda de todas as esferas; Município, Estado e Governo Federal. 

A maior preocupação apontada pelo Coordenador Regional, Júlio César Bezerra, são as doenças que virão posteriores às chuvas.  A Regional de Saúde de Parnaíba já realizou vacina nos profissionais do Corpo de Bombeiros,  vem distribuindo hipoclorito e repelentes às famílias desabrigadas que se encontram nos alojamentos e realizando o monitoramento dos vetores da dengue, zika e  chikungunya, assim como da leishimaniose.

Nas visitas realizadas pelos técnicos da Regional aos municípios que se encontram com maior prejuízo das chuvas, um dos maiores problemas detectados é o acúmulo de lixo pelas ruas que são arrastados pelas águas, sendo estes, potenciais reservatórios para focos do mosquito da dengue, por exemplo.

Ficou acordado nessa reunião, a integração das Secretarias dos municípios com a Regional de Saúde de Parnaíba, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, como consequência, os trabalhos serão facilitados e todos poderão dar sua colaboração com o seu potencial.