quarta-feira, 4 de agosto de 2010

REGIONAL DE SAÚDE DE PARNAÍBA PARTICIPA DE EVENTO DA SAÚDE EM BRASÍLIA

O Coordenador da Regional de Saúde, Luis Carlos Alves da Silva, participou do Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; o evento aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de julho, no Centro de Eventos e Convenções, em Brasília-DF.

O objetivo do encontro foi identificar a evolução da gestão do trabalho e da educação na saúde na última década: avanços, desafios e perspectivas. Além disso, identificar as inovações e as práticas da valorização e qualificação no campo da educação e trabalho na saúde e propiciar a troca de experiências de gestão do trabalho e educação na saúde.

A programação incluiu discussão dos projetos de educação na saúde e gestão do trabalho e os seguintes temas: Força de Trabalho em Saúde no Brasil e no Mundo; Análise da Implementação dos projetos e programas da gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Evolução da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde na perspectiva dos Gestores do SUS e Avanços, Desafios e Perspectivas na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A gestão da educação e a gestão do trabalho são dois eixos fundamentais para que os profissionais e gestores da saúde tenham acesso a saberes e práticas que possibilitam a qualificação da atenção e da gestão do SUS nos processos de aprendizagem.

A gestão da educação está fundamentada na estruturação de processos educativos, em nível de formação, tanto na graduação quanto na educação profissional; e, em educação permanente em saúde, que são serviços para o profissional de saúde. Essas atividades abrangem o apoio às instâncias de preparação de profissionais da área da saúde e inclui a busca da interação dos setores da Saúde e da Educação, com a finalidade de fortalecer as instituições formadoras, no interesse do SUS de acordo com as necessidades da saúde da população.

Em relação à gestão do trabalho, trata-se de um processo de trocas, referentes à criatividade, co-participação e co-responsabilidade, de ampliação e compromisso mútuo. A intenção é garantir os requisitos básicos para a valorização do trabalhador da saúde bem como do seu próprio trabalho, como: Plano de Carreira, Cargos e Salários, dentre outros.

Para Luis Carlos, coordenador da Regional de Saúde de Parnaíba, a importância dessas discussões se faz necessária para o aperfeiçoamento do processo de humanização do Sistema Único de Saúde – SUS.