Foto: 1ª CRS |
A Oficina para o fortalecimento das Regionais de Saúde do Estado do Piauí aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, em Teresina, com a participação dos representantes das áreas técnicas da SESAPI, coordenadores regionais, coordenadores do Colegiado de Gestão Regional, representantes da CIB e representantes do COSEMS.
A Secretária de Saúde do Estado, Lilian Martins enfatizou os critérios de seleção dos gestores; os investimentos em função do resultado e as ações objetivas e específicas. Reforçou ainda o apoio e o comprometimento com as Regionais de Saúde para o desenvolvimento de uma boa gestão. “Vamos tratar de operacionalização, pois temos pressa para mostrar resultados, disse a secretária.”
O evento contou ainda com a apresentação da superintendente da Atenção Integrada à Saúde, Cristiana Moura Fé, que falou sobre o organograma da SUPAT, onde as Regionais de Saúde estão incluídas. Entre outros painéis também foi apresentado o de Ana Maria Eulálio, diretora de Planejamento da SESAPI, que tratou do Pacto pela Saúde; desafio da gestão no SUS e retrospectiva da reforma sanitária.
O coordenador da Regional de Saúde de Parnaíba, Carlos Vinícius, esteve presente no evento e falou sobre a importância do fortalecimento das Regionais. “O apoio às Regionais é tão importante quanto a definição do papel, atribuições e planejamento. É essencial o Estado dotar as Coordenações de Saúde com recursos humanos, equipamentos e subsídios financeiros para a otimização da operacionalização dos trabalhos; declarou.” O coordenador ressaltou ainda que sem essas medidas o processo de descentralização da SESAPI para Regionais se torna inviável. “Apesar de todas as dificuldades estamos conseguindo dar andamento aos nossos trabalhos com êxito, possuímos uma equipe multidisciplinar que realiza várias tarefas, como monitoramento dos municípios, visitas de campo, reuniões do Colegiado de Gestão Regional, entre outra”; finalizou.