Imagem: Internet |
A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí através da Vigilância Epidemiológica promoveu no dia 17 de maio, no auditório da prefeitura de Parnaíba um evento sobre a Vigilância das Violências. O público destinado eram médicos, enfermeiros do Programa Saúde da Família, instituições envolvidas com a violência em geral como o Conselho Tutelar, Polícia Rodoviária Federal.
Amélia Costa, coordenadora da Divisão de Epidemiologia do Estado destacou os eixos de promoção e saúde que compõem a Portaria 3252/GM/MS apontando a prática corporal, a prevenção de violência, a redução da mortalidade por acidente de trânsito e outros.
Segundo dados do Ministério da Saúde a violência é a terceira causa de morte no País. No Piauí existem 40 municípios na Rede Estadual de Prevenção das Violências. Os Núcleos participantes dessa Rede coordenam, articulam, executam e potencializam, no nível local, as ações de enfrentamento de violências e de promoção da saúde e cultura de paz.
Jesus Rocha, enfermeira da 1ª Coordenação Regional de Saúde relata a importância do conhecimento dos tipos de violências. “A violência traz um prejuízo econômico e social, por meio das notificações é possível realizar o diagnóstico do problema e conhecer suas causas e com isso através da prevenção e promoção da saúde preservar a vida”, declarou Jesus Rocha.