Imagem: Ministério da Saúde |
Aconteceu no último dia 29, em Parnaíba, no auditório do Centro Estadual de Ensino Profissional Petrônio Portela (CEEP) uma capacitação sobre a Implantação do Tratamento Diretamente Observado (TDO) da Tuberculose na Atenção Básica/ Protocolo de Enfermagem. O curso foi direcionado para os profissionais de saúde, enfermeiros, que atuam na atenção básica no Território da Planície Litorânea.
O objetivo é minimizar a resistência aos fármacos anti-TB, reduzir o abandono e proporcionar a cura dos 100% dos casos em tratamento.
Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), o Brasil tem uma média de 83 mil casos de Tuberculose; no Piauí a incidência de residência por ano de diagnóstico em 2010 foi de 24,85 e o número de casos novos no Estado no ano passado foi de 767.
A Tuberculose é considerada pelo MS a 3ª causa de morte por doenças infecciosas. É causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Os sintomas mais comuns é uma tosse seca contínua no início e depois com secreção por mais de quatro semanas. O tratamento é feito por um período mínimo de seis meses consecutivos e quando os pacientes seguem corretamente são curados.
Para Jesus Rocha, enfermeira da Regional de Saúde de Parnaíba, as capacitações são muito importantes para a qualificação dos profissionais. “É essencial que os profissionais de saúde estejam qualificados e envolvidos para garantir o sucesso das ações que envolvem a Tuberculose, pois é considerada hoje, uma das mais importantes doenças emergentes no mundo ; disse”