quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Capacitação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN em Parnaíba

Foto: ASCOM 1 CRS

A Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, com o apoio da Coordenação Regional de Saúde de Parnaíba promoveu do dia 16 a 19 de setembro a capacitação do SISVAN para profissionais de saúde ligados à atenção primária, entre eles, nutricionistas, enfermeiros e administradores de sistema da Planície Litorânea.
A oficina aconteceu na Regional de Saúde com a participação de uma equipe técnica da SESAPI. O objetivo foi instruir os profissionais para a implantação do protocolo do SISVAN, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) dentro do seguinte contexto: Nos últimos anos, têm-se observado uma mudança na orientação dos serviços de saúde, rompendo com a hegemonia do cuidado curativo centrado na atenção hospitalar e redirecionando o atendimento para a atenção básica. De acordo com o MS, dessa forma, são cada vez mais valorizadas as estratégias de promoção e de prevenção em saúde, visando alcançar um grau de resolutividade de ações para evitar o agravamento de situações mórbitas e reduzindo a evolução de agravos que possam demandar uma atenção de maior complexidade.
As expectativas em relação ao curso foram semelhantes entre os profissionais participantes: atualização de conhecimento; domínio do SISVAN e a própria atuação no programa. “A maior curiosidade é conhecer o meu papel dentro do programa e poder levar para a comunidade”; disse Janaína Uchôa, enfermeira.
Benedita Castro, nutricionista da Coordenação da Criança e do Adolescente do Estado, deu início à capacitação falando dos marcos legais da atenção básica e das Leis e Portarias em que são baseadas, ressaltando a importância da leitura das mesmas. “É essencial lermos as Leis e Portarias para compreendermos melhor as mudanças e o funcionamento de determinados programas”, disse.

A oficina contou também com a participação da supervisora e nutricionista, Cassandra Muniz e da nutricionista pedagoga, llzani Lima, ambas da SESAPI. Outros itens foram abordados como; abrangência os protocolos SISVAN e os protocolos do SISVAN por fase de vida.