Nessa sexta-feira, 05, aconteceu na 1ª Coordenação Regional de Saúde a Assembléia Extraordinária e Roda de Educação Permanente em Saúde (EPS) da Coordenação de Educação Permanente em Saúde junto com a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) da Planície Litorânea. O objetivo da reunião foi adequar a composição CIES e realizar roda EPS para elaboração de projetos. Entre o público presente estavam técnicos da Regional, representantes de várias instituições como a Universidade Federal do Piauí; Associação dos Agentes Comunitários de Saúde; Grupo Arco-Íris; Maternidade Marques Bastos; Centro de Educação, Estudos e Pesquisas (CEEP), entre outros.
O atual coordenador da Educação Permanente em Saúde do Estado, Diego Câmara, deu início à Assembléia falando do conceito, objetivo e características da Educação Permanente. De acordo com as informações repassadas, Educação Permanente é uma estratégia de gestão para mudança de prática profissional para organização dos serviços e transformação da Atenção Básica; um dos principais objetivos é a transformação da própria organização e entre várias características estão os multiprofissionais; prática institucionalizada; problemas de saúde contextualizada e transformação das práticas.
“A Educação Permanente leva em consideração a situação loco regional, é uma questão bem específica”; ressaltou Diego.
A Assembléia elegeu membros da comissão CIES, ampliando para três titulares e três suplentes e aumentando a secretaria executiva para quatro membros, sendo um coordenador. A nova coordenadora eleita foi Eugênia Figueiredo, professora Mestra da Universidade Federal do Piauí.
Inez Dourado, técnica da Regional de Saúde, falou da importância dessa parceria entre a Educação Permanente e a CIES. “Teremos muitos benefícios para todos os territórios da Planície Litorânea, com a câmara técnica poderemos desenvolver nossos trabalhos com autonomia, destacou.”