terça-feira, 5 de novembro de 2013

Reunião sobre a rede de Urgência e Emergência – RUE aconteceu em Parnaíba


Foto: 1ªCRS

A Coordenação Estadual de Urgência e Emergência reuniu os secretários municipais de saúde, coordenadores municipais do SAMU e diretores de hospitais, na manhã do dia 01 de novembro, para uma apresentação e discussão da Rede de Urgência e Emergência – RUE. 

A reunião contou com a participação do diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Telmo Mesquita; a coordenadora estadual do SAMU, Cristiane; a secretária de saúde de Parnaíba, Maria do Amparo; o coordenador da 1ª Coordenação Regional de Saúde, José Brito; a diretora do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Clara Leal; o médico Paulo Lages; a apoiadora do Ministério da Saúde Daniele; entre outros técnicos da saúde de toda a Planície Litorânea.

Telmo Mesquita explicou a estratégia do Ministério da Saúde em estruturar primeiro a alta complexidade, começando pelo território Entre Rios em seguida a Planície Litorânea e demais Planícies.

“A gente espera que a RUE consiga unir cada vez mais os gestores que fazem parte da Planície Litorânea. Devemos esquecer partidos políticos e trabalhar para salvar vidas.” Disse Telmo Mesquita.
Luciane, técnica da SESAPI falou sobre as políticas e diretrizes da RUE. “Oque queremos com a política de redes é propor uma integração de serviços desde a atenção básica, hospitalar e terciária; a RUE integra todas as redes.” Disse.

Os principais componentes que irão integrar a Rede de Urgência e Emergência são: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU; Unidade de Pronto Atendimento – UPA; Hospitais de Retaguarda; Unidades Básicas de Saúde; Atendimento Domiciliar; Salas de Estabilização; Hospital Estadual.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Capacitação de atualização do banco de dados do Programa de Imunização




Foto: ASCOM 1ªCRS
Aconteceu nos dias 08 e 09, no auditório do Centro de referência em Saúde do Trabalhador-CEREST, uma atualização do banco de dados do Sistema de Avaliação do Programa de Imunização.

Os municípios da Planície Litorânea estiveram dois dias reunidos com uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí para realizarem um levantamento de informações dos dados das coberturas vacinais, administração das vacinas, as inconsistências, entre outros aspectos; com a finalidade de atualizar o banco de dados e poder fazer as correções de erros e um levantamento dos pontos positivos e negativos.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Regional de Saúde de Parnaíba participa da aula inaugural do curso técnico em análises clínicas

Nesse último sábado, 27 de setembro, a 1ª Coordenação Regional de Saúde, participou da aula inaugural do curso técnico em Análises Clínicas, que aconteceu às 14 horas no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde - CEEP. O curso é ofertado pela Escola Técnica do SUS do Piauí, em cumprimento à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

O coordenador da Regional de Saúde, José Vieira de Brito Filho, compôs a mesa juntamente com o vereador Ronaldo Prado; a coordenadora da escola técnica do SUS do Piauí-ETSUS/PI, Maria Alzenir Araújo; a coordenadora do Território da Planície Litorânea, Laíza Nayara, entre outros.

Dr. Brito, falou da consciência de cada um para a importância do seu papel enquanto profissional na área de análises clínicas. “Não se faz saúde sem diagnóstico. O maior desafio de vocês será uma luta permanente para firmar diagnósticos. Serão peças fundamentais para que a população faça parte de um status mais social e humano.”

O curso técnico de análises clínicas possibilita que o profissional auxilie e execute atividades seguindo as normas legais, determinando processos e recursos necessários para administração laboratorial e reduzindo custos através de planejamento administrativo específico, através da aplicação de técnicas modernas e instrumentação metodológica. Ele está destinado a funcionários vinculados ao Sistema Único de Saúde que estejam lotados em laboratórios de análises clínicas sem habilitação, quem tenham concluído o ensino médio ou estejam concluindo.

Dr. Brito falou ainda da disponibilidade de aparelhos microscópicos da regional para uma possível parceria da instituição com a escola ETSUS e se colocou à disposição para qualquer outra possibilidade de ajuda ao curso. “Estamos de portas abertas para que os alunos possam conhecer nossos laboratórios e nos colocamos à disposição para possíveis parcerias, como o uso dos microscópios pelos alunos do curso de análises clínicas.” Finalizou.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

TETRA VIRAL: Crianças de 15 meses receberão nova vacina implantada pelo Ministério da Saúde


Foto: 1ª CRS

O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) está introduzindo mais uma vacina no Calendário Básico de Vacinação, a vacina tetra viral, que visa evitar complicações por varicela, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola, estas últimas já administradas pela tríplice viral.

A tetra viral substituirá a tríplice viral, contemplando a imunização de mais uma doença que é a varicela (catapora), além das já aplicadas pela tríplice, o sarampo, caxumba e rubéola. A vacina estará disponível exclusivamente para as crianças de 15 meses de idade, a partir deste mês de setembro.

Para discutir a introdução dessa nova vacina e outros assuntos pertinentes à vacinação, enfermeiros e administradores de sistema dos municípios da Planície Litorânea participaram de uma capacitação que aconteceu ontem, 10, no auditório do Centro de referência em Saúde do Trabalhador-CEREST. Os temas apresentados foram: A Instrução Normativa ao Calendário Nacional de Vacinação e o Informe Técnico de Introdução da Vacina Tetra Viral.

A Instrução Normativa estabelece as normatizações técnicas do Programa Nacional de Imunizações referentes ao Calendário Nacional de Vacinação, baseadas na Portaria GM/MS n° 1498 de 19 de julho de 2013; que trata da redefinição do Calendário Nacional de Vacinação em todo o território nacional.
De acordo com Liana Vasconcelos, médica da Secretaria de Saúde do Estado, os profissionais que trabalham com vacinas devem estar sempre atualizados e empenhados em manter as metas. “Os municípios são responsáveis por manter as vacinações em dias, por isso é importante o empenho e a busca pelo público para que as cadernetas estejam sempre atualizadas.” Disse Liana Vasconcelos.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Capacitação sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional acontece em Parnaíba



Foto: 1ª CRS

Nutricionistas, enfermeiros e operadores de sistema do Território da Planície Litorânea, participaram de uma oficina do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional-SISVAN.
A capacitação foi promovida pela Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a 1ª Coordenação Regional de Saúde, na manhã de 28 de agosto, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador-CEREST de Parnaíba.
De acordo com a nutricionista da Coordenação da Criança e do Adolescente da SESAPI, Benedita Castro, a oficina aconteceu em todas as Regionais do Estado para suprir uma necessidade solicitada pelos profissionais que trabalham com o programa.
“Nós estávamos recebendo muitas solicitações de uma capacitação devido às mudanças de gestão, a partir dai planejamos a oficina e percorremos todas as Regionais para conhecer as dificuldades de cada município e passar as orientações do funcionamento do SISVAN.” Explicou.
O SISVAN é um sistema de informação que tem como objetivo principal promover informações contínuas sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Com essas informações é possível ter base para tomadas de decisões em relação aos principais problemas nutricionais apresentados, como: baixa prevalência de aleitamento materno exclusivo; desnutrição; sobrepeso; anemia, entre outros.
Segundo Zenaide, enfermeira da SESAPI, o programa não se resume a medidas de peso e altura. “É um programa muito além de medidas, com as informações colhidas é possível que os responsáveis por políticas e planejamento tomem decisões a serem realizadas para solucionar os problemas relacionados à alimentação.” Disse.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Território da Planície Litorânea realiza Pactuação dos Indicadores 2013


Foto: ASCOM 1ª CRS

Aconteceu ontem, 22, no auditório do CEREST de Parnaíba, a Pactuação dos municípios da Planície Litorânea, onde se fizeram presentes os secretários de saúde e representantes de toda a região desse Território.
O Estado está em fase de organização e estudo da regionalização e socialização junto aos municípios para conscientizar quais as responsabilidades que os mesmos deverão cumprir com relação às ações e serviços de saúde conforme o Decreto 7.508; que regulamenta a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.
O processo de Pactuação visa traçar as diretrizes, objetivos, metas e indicadores para 2013/2015. Todos esses aspectos são bases para o monitoramento das ações realizadas nos municípios. Entre muitas diretrizes, a primeira está voltada à garantia do acesso da população a serviços de qualidade em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção básica e da atenção especializada.
De acordo com Inez Dourado, coordenadora da CIR, esse encontro foi o primeiro passo para o fluxo da Pactuação, que deverá ainda passar por outros processos até ser validado. “Cada município após concluir a planilha, levará para o Conselho Municipal de Saúde local para ser aprovado; em outro momento, apresentará em reunião à Comissão Intergestora Regional-CIR para ser homologado e por fim encaminhará para Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, com prazo máximo até dia 30 de setembro de 2013; disse”.