quinta-feira, 27 de junho de 2013

Abertas as inscrições para o II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade

O evento acontece de 12 a 14 de julho, na Orla da Praia de Atalaia, em Luís Correia.

Começaram nesta segunda-feira (24) e vão até o dia 12 de julho, as inscrições para a segunda edição do Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade. O evento acontece de 12 a 14 de julho, na Orla da Praia de Atalaia, em Luís Correia. Uma superestrutura será montada pela Secretaria de Estado da Saúde para garantir conforto aos participantes. Palestrantes de renome nacional vão abordar temas relevantes sobre a problemática do álcool e outras drogas no contexto atual.
Para se inscrever, basta baixar a ficha de inscrição no site (www.saude.pi.gov.br), preencher os dados e enviar para o email secsaudepi@gmail.com Para quem mora em Luís Correia, as fichas podem ser entregues na Secretaria de Saúde do município. Clique aqui e baixe a ficha de inscrição.
A abertura do Simpósio acontece no dia 12, a partir das 18h, com a presença do governador Wilson Martins e do secretário de estado da saúde, Ernani Maia. Participam ainda representantes da Seduc, Samu, Detran, Sest/Senat, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Coordenação de Enfrentamento ao Crack, Secretaria de Segurança e Secretaria de Justiça, órgãos parceiros do evento.
Assim como na edição realizada em Teresina, o Simpósio traz novamente o Dr José Mauro Braz de Lima. Ele é doutor em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ministrará aos participantes palestras sobre álcool e trânsito e sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). O professor do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Fabrício Cardoso, também é presença confirmada no evento. O palestrante abordará o comportamento impulsivo e o comprometimento atencional por causa do uso de álcool e drogas.

Para maiores informações, ligar 86 3216-3610

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Comissões Intergestores Regionais reuniram-se em Parnaíba


Aconteceu ontem, 18, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, uma reunião das Comissões Intergestores Regionais – CIR, que tinha como pauta uma apresentação de proposta para atendimento de pessoas com deficiência na APAE; eleição para representantes da CIR junto ao COSEMS-PI; apresentação e discussão do Decreto Federal 7508/11 e da Lei Complementar 141.
Fizeram-se presentes representantes de sete municípios da Planície Litorânea, a coordenadora da CIR, Inez Dourado e técnicos da Regional de Saúde.

A reunião iniciou com a participação do psicólogo Demétrio Beltrão que apresentou uma proposta de ampliação e descentralização do serviço da APAE. O objetivo da proposta é conquistar parcerias com cada município para elaborar um plano de identificação de pessoas que precisam de atendimento diferenciado, através de visitas e um mapeamento para a execução do plano, com isso humanizar esse atendimento, explicou Demétrio.

Em seguida foi realizada a leitura da ata da reunião anterior e feita a eleição dos novos representantes da CIR no COSEMS-PI, onde os municípios de Caxingó e Parnaíba foram os escolhidos para titular e suplente respectivamente.

A reunião finalizou com a apresentação feita por Carlos Barros do Decreto 7508/2011, que regulamenta algumas especificidades da Lei 8080.

O Decreto Federal 7508 cria regiões de saúde, onde cada região deve oferecer serviços de atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial especializada e hospitalar, além de vigilância em saúde.

Entre outros pontos, o Decreto estabelece as portas de entrada do SUS e define quais os serviços de saúde estão disponíveis para atendimento integral dos usuários.

Por fim foi apresentada a Lei Complementar 141 por Socorro Candeira, a Lei regulamenta o § 3o do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas 3 (três) esferas de governo; revoga dispositivos das Leis nos 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 8.689, de 27 de julho de 1993; e dá outras providências.

Para maiores informações sobre o Decreto e a Lei Complementar acesse os sites: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/LivretoDecreto_n7508_Miolo.pdf


Fotos: ASCOM 1CRS

terça-feira, 18 de junho de 2013

Cerest de Parnaíba discute trabalho infantil no Piauí

Debater temáticas voltadas para ações de combate ao trabalho infantil e políticas públicas foi o objetivo do Seminário do Trabalho de Criança e Adolescente: Desafios do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada, que aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês, em Parnaíba.

O evento foi promovido pelo Fórum de Combate ao Trabalho Infantil do Piauí (FETI-PI), em parceria com diversos órgãos, entre eles a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest): representados pela diretora estadual de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Piauí já vacinou mais de 83 mil crianças contra a Poliomielite em 2013

O balanço parcial do Ministério da Saúde, divulgado nessa segunda-feira (10), aponta que o Piauí já cumpriu 36% da meta estabelecida para a campanha contra a Poliomielite deste ano. De acordo com o relatório, 83.263 crianças do público-alvo já foram imunizadas contra a doença, que, popularmente, é conhecida como paralisia infantil.

Diferente das outras campanhas que eram desenvolvidas em duas etapas, este ano apenas uma dosagem será necessária. De acordo com a coordenação estadual de Imunização, 229.365 crianças, a partir de seis meses e menores de cinco anos de idade, devem ser vacinadas.  “Temos que atingir 95% dessa amostra. Se nos três primeiros dias atingimos quase 40%, acredito que até o final da campanha teremos atingido a meta”, comenta a coordenadora responsável, Doralice Lopes.

A campanha contra a Pólio segue até o dia 21 de junho. A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus, o poliovírus. A contaminação se dá, principalmente, por via oral e, na maioria das vezes, não é letal.

Há 24 anos o Brasil não registra novos casos de Poliomielite, estando livre do vírus desde 1990. No entanto, é necessário reforçar a vacina para garantir o certificado de erradicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Capacitação de Tuberculose acontece em Parnaíba



A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, através da Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis e da Supervisão de Tuberculose, em parceria com a 1ª Coordenação Regional de Saúde de Parnaíba, promoveu nos dias 23 e 24 deste mês, no auditório do CEREST, uma capacitação de manejo de pacientes com tuberculose e tuberculose com droga resistente (TB/TBDR).
De acordo com a coordenadora estadual de combate à tuberculose, Ivone Venâncio, a principal proposta do treinamento é atualizar os profissionais das unidades de referência secundária e terciária para a tuberculose sobre as novas recomendações para o controle da TB/TBDR no Brasil. “A grande mudança de profissionais nas gestões, traz a necessidade constante de treinamentos, para que os profissionais possam trabalhar em rede e conhecer os procedimentos corretos.” Afirmou Ivone.