sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Capacitação sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional acontece em Parnaíba



Foto: 1ª CRS

Nutricionistas, enfermeiros e operadores de sistema do Território da Planície Litorânea, participaram de uma oficina do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional-SISVAN.
A capacitação foi promovida pela Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a 1ª Coordenação Regional de Saúde, na manhã de 28 de agosto, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador-CEREST de Parnaíba.
De acordo com a nutricionista da Coordenação da Criança e do Adolescente da SESAPI, Benedita Castro, a oficina aconteceu em todas as Regionais do Estado para suprir uma necessidade solicitada pelos profissionais que trabalham com o programa.
“Nós estávamos recebendo muitas solicitações de uma capacitação devido às mudanças de gestão, a partir dai planejamos a oficina e percorremos todas as Regionais para conhecer as dificuldades de cada município e passar as orientações do funcionamento do SISVAN.” Explicou.
O SISVAN é um sistema de informação que tem como objetivo principal promover informações contínuas sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Com essas informações é possível ter base para tomadas de decisões em relação aos principais problemas nutricionais apresentados, como: baixa prevalência de aleitamento materno exclusivo; desnutrição; sobrepeso; anemia, entre outros.
Segundo Zenaide, enfermeira da SESAPI, o programa não se resume a medidas de peso e altura. “É um programa muito além de medidas, com as informações colhidas é possível que os responsáveis por políticas e planejamento tomem decisões a serem realizadas para solucionar os problemas relacionados à alimentação.” Disse.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Território da Planície Litorânea realiza Pactuação dos Indicadores 2013


Foto: ASCOM 1ª CRS

Aconteceu ontem, 22, no auditório do CEREST de Parnaíba, a Pactuação dos municípios da Planície Litorânea, onde se fizeram presentes os secretários de saúde e representantes de toda a região desse Território.
O Estado está em fase de organização e estudo da regionalização e socialização junto aos municípios para conscientizar quais as responsabilidades que os mesmos deverão cumprir com relação às ações e serviços de saúde conforme o Decreto 7.508; que regulamenta a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.
O processo de Pactuação visa traçar as diretrizes, objetivos, metas e indicadores para 2013/2015. Todos esses aspectos são bases para o monitoramento das ações realizadas nos municípios. Entre muitas diretrizes, a primeira está voltada à garantia do acesso da população a serviços de qualidade em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção básica e da atenção especializada.
De acordo com Inez Dourado, coordenadora da CIR, esse encontro foi o primeiro passo para o fluxo da Pactuação, que deverá ainda passar por outros processos até ser validado. “Cada município após concluir a planilha, levará para o Conselho Municipal de Saúde local para ser aprovado; em outro momento, apresentará em reunião à Comissão Intergestora Regional-CIR para ser homologado e por fim encaminhará para Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, com prazo máximo até dia 30 de setembro de 2013; disse”.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Oficina de Acolhimento da Rede Cegonha capacita profissionais de saúde em Parnaíba


Foto: ASCOM 1ªCRS

 A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, em parceria com o Ministério da Saúde e a 1ª Coordenação Regional de Saúde, promoveu ontem, 20, no auditório da Universidade Estadual em Parnaíba, um treinamento para a implantação das fichas de Acolhimento de Classificação de Risco (ACCR) na Rede Cegonha.
O público presente foi profissionais das Secretarias Municipais de Saúde; PSF; UBS; Hospitais Locais e Regional de Saúde, todos ligados à Planície Litorânea. O objetivo foi capacitar essa clientela para a implantação das fichas de ACCR, fichas de referência e contra referência e pré-natal de alto risco.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Divisa alerta para falsos funcionários da Anvisa no Piaui O órgão tem recebido denúncias de supostos servidores da agência atuando no estado


Ascom/SesapiDivisa alerta para falsos funcionários da Anvisa no PiauiO órgão tem recebido denúncias de supostos servidores da agência atuando no estado
A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), alerta a população do estado para atuação de falsos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão tem recebido denúncias de supostos servidores da agência, autuando, multando e cobrando valores referentes a supostas irregularidades nos produtos e serviços de interesse à saúde.
“Qualquer solicitação feita em nome da Anvisa ou da Divisa sobre pagamento de infração sanitária em decorrência de irregularidades não procede”, afirma Tatiana Chaves, diretora de Vigilância Sanitária do Piauí.
Segundo a diretora, quando da fiscalização e constatação de eventuais irregularidades sanitárias, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) notifica o setor regulado por meio de termos.
“Como auto de infração, interdição e inutilização, após um processo administrativo transitado e julgado com amplo direito de defesa”, ressalta.

A diretora afirma ainda que qualquer dúvida, a população pode ligar para a Diretoria de Vigilância Sanitária, pelos telefones: 86 3216 3662 ou 0800 280 3655, ou entrar em contato pelo e-mail visapiaui@yahoo.com.br
Por Cyntia Veras
- See more at: http://www.saude.pi.gov.br/noticias/2013-08-20/5379/divisa-alerta-para-falsos-funcionarios-da-anvisa-no-piaui.html#sthash.0QI3a4fO.dpuf

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Capacitação para a Campanha Nacional de Multivacinação aconteceu em Parnaíba



Na última sexta, 09, a Secretaria de Saúde do Estado, através da Coordenação Estadual de Imunização do Piauí e com o apoio da 1ª Coordenação Regional de Saúde, promoveu uma capacitação da Campanha Nacional de Multivacinação.
O período de realização da campanha é do dia 24 a 30 de agosto, sendo 24 de agosto o dia “D”. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças de 5 anos de idade (0 a 4 anos , 11 meses e 29 dias).